Pizzaria Tropicália Ponto do Espeto Festiva Nacional do Folclore Olímpia Open Mall

11 de julho de 2018

Grupos Boi Calemba Pintadinho e Raízes de Ouro trazem a rica cultura potiguar para o 54º Fefol

Estado do Rio Grande do Norte possui uma cultura rica e diversificada, sendo sede de várias entidades culturais, além de possuir diversos monumentos tombados, entre os quais o mais importante é a Fortaleza dos Reis Magos, considerado marco inicial da ocupação do território norte-rio-grandense. E essas singulares manifestações culturais poderão ser conhecidas e divulgadas no 54º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, de 4 a 12 de agosto. 
De lá virão dois grupos: o Boi Calemba Pintadinho, de São Gonçalo do Amarante, que esteve uma vez em Olímpia, e o inédito Grupo Parafolclórico Raízes de Ouro, da cidade de Passa e Fica. 
O Boi Calemba Pintadinho é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Rio Grande do Norte, com mais de 100 anos de existência. Em 1929, foi pesquisado pelo escritor e pesquisador Mário de Andrade, juntamente com o folclorista Câmara Cascudo, que o acompanhou nessa aventura. Na ocasião da posse do presidente da República João Figueiredo, o Boi Calemba se apresentou na Praça dos Três Poderes a convite do Ministério da Cultura.

0 comentários: