16 de março de 2020

Adiantada a campanha de vacinação contra a gripe, que começa segunda (23). Com idosos

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe terá início, na Estância Turística de Olímpia, na próxima segunda-feira, dia 23 de março. Neste ano, o Ministério da Saúde adiantou a campanha e inverteu a ordem de público-alvo, iniciando a disponibilização das doses da primeira etapa de vacinação para idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde. Em 2019, mais de 16 mil olimpienses foram vacinados, atingindo 93,69% do público-alvo.

O Ministério da Saúde salienta que, mesmo diante da não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, a medida de adiantar a campanha e iniciar por idosos é para auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.
Já a partir do dia 16 de abril, as vacinas estarão disponíveis para professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. E a partir de 9 de maio, poderão ser vacinadas crianças de seis meses a menores de seis anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, puérperas, população indígena e portadores de condições especiais.
No dia 9 de maio (sábado) será o Dia D de mobilização nacional, com todas as Unidades Básicas de Saúde abertas das 8h às 17h.