8 de abril de 2020

Varejo calcula que já perdeu R$ 53 bilhões

Desde o início do período de isolamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, o varejo brasileiro de produtos não essenciais (ou seja, sem contar alimentos e produtos farmacêuticos) perdeu R$ 53,3 bilhões, com uma queda de 46,6% em relação ao mesmo período de 2019. O número é de um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). "Foi praticamente a metade da receita de vendas obtida no mesmo período do ano passado até hoje (terça, 7 de abril)", diz o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes e responsável pelo estudo.

Para chegar a essa cifra, ele analisou o impacto dos decretos de fechamento do comércio de produtos não essenciais em lojas de rua e shoppings em dez Estados. O economista levou em conta o período no qual esses decretos de isolamento social passaram a valer, os setores afetados e a venda média diária em relação ao mesmo período de 2019.
São Paulo foi o Estado que mais perdeu vendas em termos absolutos. No principal mercado consumidor do País, as lojas de itens não essenciais deixaram de vender R$ 25,64 bilhões, uma retração de 48,5% ante o mesmo período de 2019. Na sequência estão Minas Gerais (R$ 8,34 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 6,75 bilhões) e Santa Catarina (R$ 4,8 bilhões).