Dois reservatórios de hidrelétricas do noroeste paulista estão entre os cinco níveis mais baixos do país por causa da estiagem ou a irregularidade das chuvas na região. O noroeste do Estado de São Paulo tem quatro reservatórios.
O mais baixo, não só do Estado, mas no país, é o de Água Vermelha, que fica em Ouroeste (SP), na divisa com Minas Gerais. Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível do reservatório está em 2,70%.
Na Usina de Marimbondo, no Rio Grande em Icém (SP), o nível está um pouco melhor, mas ainda é bem abaixo do ideal: 5,05%. Confira abaixo os cinco reservatórios com os níveis mais baixos, segundo a ONS.
Água Vermelha: 2,70%
Itumbiara (MG): 3,14%
Segredo (PR): 3,69 %
G.B Munhoz (PR): 4,20%
Marimbondo (SP): 5,05%
Nos outros dois reservatórios da região noroeste paulista a situação é melhor. Na usina de Ilha Solteira, o nível está em 51,86%, enquanto na Usina de Três Irmãos, próximo a Pereira Barreto (SP), a capacidade está em 50,76%.
De acordo com a Unesp de Ilha Solteira, choveu de quarta para quinta-feira (19) 40 milímetros e, durante o mês, a quantidade foi de 70, bem abaixo do ideal. Isso, segundo o professor da universidade Jefferson Nascimento de Oliveira, ajuda a explicar a baixa do nível nos reservatórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário