22 de novembro de 2020

Níveis dos reservatórios de usinas hidrelétricas do noroeste paulista estão entre os mais baixos do país.


Dois reservatórios de hidrelétricas do noroeste paulista estão entre os cinco níveis mais baixos do país por causa da estiagem ou a irregularidade das chuvas na região. O noroeste do Estado de São Paulo tem quatro reservatórios.
O mais baixo, não só do Estado, mas no país, é o de Água Vermelha, que fica em Ouroeste (SP), na divisa com Minas Gerais. Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível do reservatório está em 2,70%.

Na Usina de Marimbondo, no Rio Grande em Icém (SP), o nível está um pouco melhor, mas ainda é bem abaixo do ideal: 5,05%. Confira abaixo os cinco reservatórios com os níveis mais baixos, segundo a ONS.
Água Vermelha: 2,70%
Itumbiara (MG): 3,14%
Segredo (PR): 3,69 %
G.B Munhoz (PR): 4,20%
Marimbondo (SP): 5,05%

Nos outros dois reservatórios da região noroeste paulista a situação é melhor. Na usina de Ilha Solteira, o nível está em 51,86%, enquanto na Usina de Três Irmãos, próximo a Pereira Barreto (SP), a capacidade está em 50,76%.
De acordo com a Unesp de Ilha Solteira, choveu de quarta para quinta-feira (19) 40 milímetros e, durante o mês, a quantidade foi de 70, bem abaixo do ideal. Isso, segundo o professor da universidade Jefferson Nascimento de Oliveira, ajuda a explicar a baixa do nível nos reservatórios.