CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR


Como vimos nos exemplos anteriores, empreendedores de sucesso possuem características muito especiais: 
São pessoas inquietas, criativas, que buscam soluções alternativas, estão atentas às necessidades das pessoas à sua volta e são muito, mas muito persistentes. E planejam seus negócios: botam na ponta do lápis como vão crescer.
Não são poucas as responsabilidades de quem inicia um pequeno negócio. Além da auto-confiança e de gostar de autonomia, o empreendedor na maioria das vezes tem que desempenhar vários papéis ao mesmo tempo: comprar, fazer o produto ou serviço, colocar preço, atrair clientes e vender. E, especialmente, tomar decisões.
Mesmo que você tenha uma pequena equipe, é você quem vai ser responsável por orientar, monitorar os resultados, motivar as pessoas para que todas as etapas do seu trabalho sejam bem-feitas. Afinal, você é o dono do negócio!

E preciso muita dedicação.
Muitas pessoas ainda acreditam que ter seu próprio negócio significa ter mais tempo livre do que quando era empregado. Na verdade, para que o empreendimento dê certo, será necessário trabalhar muito mais do que oito horas por dia. Será preciso arregaçar as mangas à noite, finais de semana e feriados. E ficar contente com isso! 
Outra característica importante é gostar de pessoas! Ter uma grande rede de contatos, comunicar-se bem, manter o interesse sobre suas ações e, da mesma forma, importar-se com essas pessoas. 
Comunicar-se bem é uma via de mão dupla. Se você souber ouvir o que amigos, parceiros, funcionários, fornecedores pensam sobre o negócio, ouvir suas sugestões e aprender a crescer com as críticas, você terá uma excelente rede de relacionamentos.
Outra qualidade importante de quem é empreendedor e quer ter o próprio negócio é o planejamento!

Postar um comentário

0 Comentários