18 de fevereiro de 2021

Isaías Bernardes transformou a sorveteria da família em franquia de sucesso.


Sabe aquelas histórias de sucesso que vemos de grandes empresários norte-americanos que começaram o negócio com uma pequena ideia e se tornaram referência ou grandes franquias? Pois é, temos um exemplo bem pertinho.

Para entender um pouco sobre essa história, vamos voltar no tempo. Tudo começou lá em 1980, quando Francisco, conhecido como Chiquinho, abriu uma pequena sorveteria em Frutal, Minas Gerais. A ideia era criar um negócio diferenciado para o filho, Isaías Bernardes, que assumiu o comando da sorveteria em 1984 e expandiu o sonho da família. Muitos familiares gostaram da ideia e começaram a abrir diversas lojas, fazendo com que a marca se tornasse querida do público em diversas cidades. Foi o início do que se tornaria anos depois a rede de franquia Chiquinho Sorvetes, que atualmente tem 549 unidades espalhadas pelo Brasil.

Nos anos 2000, o crescimento rápido fez com que o empreendedor Isaías decidisse inovar e padronizar todas as lojas. Em 2010, a marca entrou para o segmento de franchising e também criou a holding Chiquinho Gestão Empresarial e Franchising, a  CHQ, que hoje emprega 180 colaboradores. "A CHQ nasceu no ano de 2010, depois de ver a necessidade de padronizar a marca pelo número de lojas que já estavam abertas. Atualmente, o Grupo CHQ se divide na franqueadora que é responsável por toda gestão empresarial para as franquias, como departamentos de implantação, treinamento, financeiro e jurídico", conta Isaías.

A CHQ faz a gestão das marcas OLP Logística e Armazém, responsável pelo gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos da rede; IB Foods, distribuidora de suprimentos da rede, responsável pela busca de fornecedores e produtos que garantem o padrão de qualidade da marca; Lis Bitencourt Marketing Criativo, agência house de marketing responsável por toda a comunicação da marca, tanto interna como externa; ITF Inteligência & Tecnologia em Franchising, responsável por toda a demanda de sistemas operacionais da rede e criadora do sistema de vendas utilizados nas lojas; e a Oca Urbana Arquitetura, escritório de arquitetura da rede responsável pelos projetos em todas as unidades.

Do sorvete
artesanal ao soft

Mas afinal o que torna a Chiquinho Sorvetes tão especial? Isaías explica que antes a Chiquinho era uma sorveteria tradicional com sorvete artesanal. "Com a franquia, um dos desafios foi transformar o sorvete artesanal em uma receita com a mesma qualidade para o sorvete soft em escala industrial. Pois, assim conseguiríamos expandir em grande escala e oferecer um produto premium também neste segmento."

A Chiquinho nasceu em Frutal, depois foi para Guaíra, pois a família é dessa região, mas é em Rio Preto que está a sede da CHQ. "Escolhemos São José do Rio Preto pela estrutura que a cidade oferece, como aeroportos, mão de obra especializada, rede hoteleira e outros tantos benefícios na área do franchising pelo qual a cidade é conhecida", afirma Isaías.
A rede tem atualmente mais de 100 opções de produtos no cardápio oficial.

Expectativa para 2021

O ano de 2020 não foi fácil e ficará marcado pela pandemia que atingiu o mundo todo. "Foi um ano desafiador, mas com muito trabalho e criatividade conseguimos passar por ele com bons resultados", diz o empreendedor.

Agora, o desejo é de que 2021 seja um ano melhor. "A expectativa está no início da vacinação, acredito que com a redução dos índices da Covid-19 a economia volte a crescer. Acreditamos que o segundo semestre será mais favorável para a rede Chiquinho, com este recomeço."

Empreendedorismo

Empreendedor de sucesso, Isaías fala sobre as dificuldades que os empresários enfrentam para manter os negócios no Brasil. "Acredito que um dos fatores mais relevantes ainda seja a alta carga tributária, burocracia, complexidade fiscal e instabilidade no mercado.  São alguns desafios que o empreendedor brasileiro precisa ter resiliência para enfrentar e continuar o seu negócio", diz.

Com um case de sucesso, Isaías é inspiração para outros empreendedores. Sobre sua receita de sucesso ele diz: "até hoje a melhor receita continua sendo muito trabalho, determinação, resiliência, persistência e um pouco de teimosia para conseguir superar todos os desafios".

Longe dos negócios

E quem é o Isaías longe dos negócios? "É um homem tranquilo, religioso, que frequenta a igreja, vai a academia três vezes por semana, gosta de ficar em casa e curtir a família. E se possível, sempre gosta de viajar e conhecer novos lugares", conta.
Seu sorvete preferido é o Shake Mix Chocotino com Nutella. "Recentemente lançamos o Shake Mix de frutas vermelhas crocante, modéstia parte, ficou sensacional", finaliza.

Fonte: Diário da Região