Menino de 6 anos recebe coração novo no HCM, em Rio Preto.


Força-tarefa formada por médicos e policiais militares usou o helicóptero Águia para buscar o órgão no Hospital das línicas, em Ribeirão Preto.

O pequeno Vitor Ribas da Silva, de seis anos, recebeu um coração novo na tarde de domingo, 21, no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em Rio Preto. O órgão foi doado por um jovem de 24 anos, que morreu em Ribeirão Preto — município a aproximadamente 200 quilômetros de Rio Preto

Uma força-tarefa foi montada para buscar o coração para o transplante. O HCM foi informado sobre o doador nas primeiras horas da manhã de domingo. No início da tarde, o órgão foi retirado e o helicóptero Águia, da Polícia Militar de Rio Preto, voou até o Hospital das Clínicas de Ribeirão para pegar o coração, que foi entregue no HCM. 

O transplante terminou no início da noite de domingo e Vitor agora está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recupera da cirurgia. O garoto foi diagnosticado com miocardiopatia dilatada (doença do músculo do coração que impede o bombeamento adequado de sangue para o corpo, causando complicações como arritmias). 

Em imagens divulgadas pela PM e pelo próprio hospital é possível ver o médico Ulisses Alexandre Croti, chefe do Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica do HCM, acompanhando o transporte do órgão.

Nenhum comentário: