25 de fevereiro de 2021

Receita libera programa do Imposto de Renda 2021; veja versões disponíveis e como baixar.


Prazo de entrega da declaração começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020 tem que declarar.

A Secretaria da Receita Federal liberou nesta quinta-feira (25) o download do programa gerador do Imposto de Renda 2021, referente ao ano-base 2020.


A expectativa da Receita é de que 32 milhões de declarações sejam enviadas até o final do prazo. Desses, estima-se que 60% terão valor a restituir.
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-base 2020, começa em 1º de março e vai até o dia 30 de abril - mas o contribuinte já poderá baixar o programa e fazer o preenchimento, aguardando o início do prazo de declaração apenas para fazer o envio dos dados à Receita.

Versões disponíveis:

Pelo computador
Do computador, o contribuinte poderá baixar os programas do Windows, Multiplataforma (zip) e Outros (Mac, Linux, Solaris). O programa estará disponível no próprio site da Receita Federal (clique aqui para acessar).

Pelo celular
Para os celulares, os programas estarão disponíveis para Android e IOS, no 'Meu Imposto de Renda'.
Essa opção não pode ser usada, entre outros, por contribuintes que tenham recebido rendimento:
tributável ou não, superior a R$ 5 milhões em 2020;
do exterior;
relativo a recuperação da parcela isenta da atividade rural;
correspondente a lucro em venda de imóvel residencial para aquisição de outro imóvel.

Preenchimento online
A declaração também poderá ser feita online, na página 'Meu Imposto de Renda', acessando o portal e-Cac (clique aqui para acessar).