13 de março de 2021

Especialistas falam sobre os benefícios nutricionais dos sucos naturais.


O suco natural é uma ótima opção para manter o corpo hidratado e dar nutrientes ao organismo. O suco verde, por exemplo, feito com folhas verdes, frutas, legumes e brotos, virou um símbolo de beleza e boa forma no cardápio de quem busca um estilo de vida mais saudável. Combinado com exercícios físicos e alimentação equilibrada, o suco até auxilia na perda de peso. A bebida, composta por nutrientes concentrados, como vitaminas, minerais e fibras, ativa o intestino e ainda favorece um verdadeiro processo de desintoxicação.

Fransciele Loureiro Molina, nutricionista de emagrecimento consciente, afirma que, com as temperaturas altas, é importante beber sucos refrescantes e saudáveis. "Uma boa hidratação é muito importante em qualquer época do ano e principalmente nos dias mais quentes, em que acabamos perdendo mais líquido por meio do suor."

Os sucos de caixinha são práticos e vistos como uma boa saída na correria do dia a dia. O problema é que as bebidas são compostas por grande quantidade de açúcar, conservantes e corantes artificiais. Neste cenário, Fransciele afirma que os sucos naturais são os mais indicados. "Se o seu objetivo for ter uma alimentação mais saudável, aposte neles com bastante gelo e nada de açúcar. Agora, se o seu objetivo for emagrecimento, apesar de também poder consumir esses sucos, você precisa ficar mais atento à quantidade. Afinal, o alimento ser saudável não significa ser isento de calorias", afirma.

Flávia César, nutricionista integrativa, biomolecular e oncologia, afirma que um copo de suco natural pode ser uma ótima alternativa para substituir o refrigerante, bebida que é desprovida de nutrientes. "Os nutrientes constituintes dos sucos, água mais vitaminas e minerais, permitem que os sucos naturais participem de diversos processos metabólicos do organismo, que vão da imunidade a prevenção de doenças, e até a eliminação de toxinas do corpo."

Os sucos podem ser compostos por frutas e vegetais, revela Flávia. "Cada fruta ou vegetal fornece um tipo de reposição de vitaminas e minerais, e cada um exerce ação antioxidante especifica que impede a ação dos radicais livres e protege o organismo de doenças, aumenta a imunidade e previne o envelhecimento acelerado. Diversificar os tipos e as cores é a dica", afirma Flávia.

Sucos de frutas e vegetais amarelos/laranjas são fontes de betacaroteno, um antioxidante importante para a pele, cabelo, unhas e visão, e também para a prevenção de câncer, principalmente o de pele. Laranja, tangerina, melão, mamão e cenoura são alguns exemplos destes alimentos. Sucos de frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi, caju e acerola, são importantes para a imunidade, cicatrização, prevenção do envelhecimento, síntese de colágeno, fortalecimento das paredes das artérias, prevenção do câncer, entre outros.

Bebidas feitas com frutas vermelhas fazem muito bem para a saúde. Blueberry, morango, açaí, uva, amora e framboesa tem potente ação antioxidante, que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate ao envelhecimento. O preparo de sucos deve ser feito com frutas naturais, sem aditivos, conservantes e corantes artificiais. "Outra dica é que o suco deve ser ingerido imediatamente após o preparo para a conservação das suas propriedades", afirma Flávia.