15 de junho de 2021

Arquiteto dá dicas para manter a casa aconchegante e aquecida no inverno.


De acordo com o especialista, tapetes, cortinas, almofadas, roupas de cama e mantas são boas opções para se investir nesse período; recursos de aquecimento mais efetivos também são alternativas.
Com a chegada do inverno no próximo dia 21, as baixas temperaturas tendem a deixar o interior das casas mais frio. Mas há algumas estratégias que, além de enriquecerem a decoração do imóvel, ajudam a deixá-lo mais aconchegante e aquecido.

De acordo com o arquiteto Carlos Alberto Gomes Filho, de São José do Rio Preto (SP), tapetes, cortinas, almofadas, roupas de cama e mantas sobrepostas são boas opções para se investir nesse período do ano.
Segundo ele, os tapetes são importantes, em especial, para residências que possuem pisos frios, que reduzem ainda mais a temperatura do ambiente.

No caso das cortinas, de acordo com o especialista, é interessante escolher um material que permita a entrada de luz, visto que os raios solares ajudam a aquecer o local.
 O arquiteto explicou que a escolha da iluminação artificial também faz diferença.
“A iluminação é um fator importante, pois o conforto luminotécnico [estudo da utilização da iluminação artificial] é um dos aspectos que trazem sensação de conforto e aconchego. É com a iluminação, também, que você conseguirá ressaltar pontos da casa onde deseja mais destaque”, explica Carlos Alberto.

Segundo ele, em cômodos como sala, quartos, varanda e área gourmet, locais conhecidos como “áreas de contemplação e permanência”, é indicado o uso de iluminação amarelada, que remete a tons quentes.