25 de junho de 2021

Santo Seno tem praça e painel de Padre José de Anchieta resgatados


A Prefeitura de Olímpia, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, resgatou o painel da EMEB Santo Seno e, na noite de hoje (24), as famílias Seno e Oliveira, assim como o prefeito Fernando Cunha, secretários Priscila Foresti, e de Obra e Infraestrutura, Leandro Gallina, puderam prestigiar a entrega oficial do novo painel, sem inauguração por causa da pandemia.

Ele já está aberto para visitação, em uma praça que foi construída defronte a Escola. Faz parte das atividades do padroeiro de São João, embora o município, por medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, suspendeu o feriado, mas não as ações.
O local ainda vai ganhar um chafariz.

O mural, composto por azulejos e que estava oculto, é uma obra do reconhecido artista Max Urban e retrata a catequização dos índios pelo Padre Jesuíta José de Anchieta, que faz parte da história de colonização do Brasil.

O painel foi doado pelo casal Luiza Seno de Oliveira (filha de Santo Seno) e David de Oliveira, na década de 60, quando a escola foi inaugurada e representa um importante marco histórico e arquitetônico para Olímpia.
Na ocasião, o prefeito Fernando Cunha fez o convite: “Convido todos vocês a conhecer o local e contemplar mais esta bonita obra em nossa cidade”.