11 de julho de 2021

5 receitas para celebrar o Dia Mundial do Chocolate


Ao leite, branco, meio amargo... são tantas as variações do chocolate que é difícil escolher um só. Seja para adoçar o seu dia ou até para alguns problemas de saúde (sim, o cacau proporciona benefícios à saúde), o chocolate é um daqueles alimentos que agrada a todos.

O chocolate é tão importante que hoje, 7 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Chocolate. Não se sabe ao certo o motivo da escolha, a acredita-se que marque a introdução do chocolate na Europa, por volta do século 15. Até então, o chocolate só era conhecido e utilizado pelos Maias e Astecas, civilizações originárias da América.
O chocolate quente, tão popular hoje em dia, era símbolo de status para a aristocracia europeia e somente com a Revolução Industrial o produto foi popularizado.

Benefícios do chocolate

A Chef e Chocolatier Mirian Rocha explica que o chocolate, além do prazer que ele proporciona ao ser ingerido, também te deixa mais feliz, aumenta seu tempo de vida, turbina os músculos, diminui o estresse, desperta a sua inteligência e criatividade.

A infectologista Flavia Velger Cohen, fala que chocolate pode ser um grande aliado também no aumento da imunidade, mas atenção que não é qualquer tipo. “Na verdade, não é qualquer chocolate que é bom pra aumentar a imunidade, e temos que nos atentar a isso. Precisamos buscar aqueles com maior concentração de cacau, pois ele é o grande protagonista contendo vários compostos de citocinas, flavonoides e polifenóis que tem capacidade antioxidante, e anti-inflamatória", explica.

A medica também diz que os compostos do chocolate ajudam a promover a saúde cardiovascular, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol. “O consumo de cacau melhora nosso humor e a noite nos ajuda a ter um sono mais tranquilo.”
A nutricionista da Clinica FVC, Samara Plentz, diz que para identificar os chocolates com propriedades funcionais é importante aprender a ler os rótulos dos chocolates. “Geralmente os mais indicados são os acima de 70% de cacau pela alta concentração de flavonóides, sem maltodextrina, sem gordura hidrogenada ou leite.”

Samara explica que, se consumido com moderação, o chocolate com alta concentração de cacau pode ser benéfico ao emagrecimento. “Isso acontece porque ele é considerado um potente anti-oxidante pela alta concentração de compostos fenólicos como procianidinas e epicatequinas. Ele pode entrar na dieta em quantidades que variam geralmente entre 10 a 40g ao dia, dependendo das necessidades nutricionais do indivíduo, sendo na forma in natura ou em bombons, derretido com frutas ou pasta de oleaginosas. O chocolate com concentração acima de 70% é rico em potássio, zinco, selênio e magnésio e vitamina E, micronutrientes muito importantes para o funcionamento do nosso organismo.”