19 de julho de 2021

Frente fria vai durar até quarta-feira na região de Rio Preto


A frente fria que baixou as temperaturas no Noroeste paulista vai continuar na região de Rio Preto até quarta-feira, 21, segundo previsão dos serviços de meteorologia. Três cidades na região tiveram registros abaixo de zero grau na madrugada desta segunda-feira, 19: Barretos com -0,7 graus, Jales com -0,8 graus e Santa Salete com -1,7 graus. Os dados são de estações meteorológicas da Cetesb, do Ciiagro e da Unesp.

Em Rio Preto, na estação do bairro Eldorado, a temperatura mínima foi de 7 graus. No Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, a mínima chegou a 5 graus. Em Mirassol, divisa com Rio Preto, a temperatura mínima atingiu 3,2 graus.
Para a manhã desta terça-feira, 20, a temperatura mínima deverá atingir cerca de 7 graus, com a máxima de 27 graus. Dessa forma, o frio continuará intenso para os padrões do Noroeste Paulista, diz Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

"A previsão é de que o pico desta onda de frio seja na madrugada desta terça-feira, 20, quando há previsão até de geada, o que é um risco para o agricultores", diz.
A partir da tarde de quarta-feira, os termômetros voltam a marcar em média 30 graus de temperatura na região de Rio Preto e as madrugadas e manhãs por volta de 10 graus, mas com umidade do ar ficando em torno dos 20%, bem abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estado de São Paulo deve ter a partir desta segunda-feira (19) dias frios, além de previsão de geada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A geada é a formação de camadas de gelo - em forma de agulhas, prismas, escamas - sobre a superfície do solo, das plantas e dos objetos expostos ao ar, devido à queda de temperatura.