16 de julho de 2021

MOTOR STIRLING da CHINA! Funciona?


Você já ouviu falar, alguma vez na vida, em motor stirling? Contextualizando, trata-se de um motor que consiste basicamente em duas câmaras com temperaturas diferentes. A dilatação do ar nessas câmaras move um pistão, gerando trabalho mecânico. Além disso, esse motor é considerado de ciclo fechado. Para te mostrar exatamente como funciona um motor stirling, nós compramos um da China e testamos na prática essa belezinha. A estrutura do motor stirling que compramos da China pela internet veio dividida em uma base e com mais cinco peças. 

No eixo desse item vem um motor elétrico. Para montar o motor stirling é preciso juntar todas as peças que vieram soltas na caixa. Dentre esses itens estão incluídos: uma ampola de vidro, um espiriteira a álcool, uma seringa de vidro, um pistão e três tubos de ensaio. O primeiro passo é encaixar o pistão dentro de um tubo de ensaio e, posteriormente, prender na estrutura onde será montado o motor stirling. Em seguida, a seringa de vidro deve ser encaixada e presa com um parafuso para ficar bem firme. 

Depois que essas peças estiverem encaixadas, é preciso colocar um pouco de óleo lubrificante para que o motor funcione corretamente sem ficar “travando”. O fogo aceso na espiriteira vai esquentar o ar que está dentro do tubo de ensaio. Quando isso acontecer, o ar vai passar em volta do pistão e vai ser direcionado para uma mangueira. Isso vai acontecer porque por ele estar quente, ele vai fazer pressão, nesse caso, força. Além disso, o pistão que fica dentro do tubo de ensaio vai diminuir o volume ocupado pelo ar e isso é extremamente importante para o motor funcionar. 

Depois que todas as peças estão devidamente encaixadas, basta colocar álcool na espiriteira e acrescer com o fogo. Nessa hora, vale dar aquela forcinha e girar um pouco a rodinha para que ela ganhe impulso e faça o motor, enfim, funcionar. Após a montagem ser concluída e os testes realizados, conseguimos chegar ao resultado de que o motor stirling comprado da China funciona. Mas aí surge um outro ponto: será que ele consegue gerar energia elétrica? 

Na verdade, não! Apesar de ser um motor simples, prático e que funciona mesmo, ele tem pouca potência para manter o embalo e conseguir gerar energia elétrica. Durante os testes, ele não conseguiu ligar nada, nem mesmo um LED. Mas, no quesito funcionar, o motor stirling tirou de letra. E agora que você descobriu isso, não deixe de compartilhar esse vídeo com aquele seu amigo que adora os testes que fazemos aqui no Manual do Mundo.