12 de julho de 2021

SUBMARINO PRONTO: veja a PINTURA e o NOME!

Submarino pronto? Sim, você não leu errado! A criação do nosso próprio submarino é, sem dúvida nenhuma, um dos mais desafiadores projetos de física do nosso canal. Ao longo dos últimos meses vocês têm acompanhado todos os nossos passos nessa empreitada. A novidade dessa semana é, nada mais nada menos, do que a tão aguardada pintura do submarino e o nome que escolhemos para ele. 

A pintura do submarino foi feita em algumas boas etapas. Mas, antes de começarmos a falar de todos os detalhes do submarino, é importante frisar que ele foi lixado com antecedência para fixar melhor a tinta. Continuando… para fazer a pintura e deixar o submarino pronto, contamos com a presença do artista visual Dizing. O trabalho durou dois dias e, em alguns momentos, o submarino foi pintado cerca de 16 horas seguidas. O processo de pintura do submarino incluiu a aplicação de um primer - para manter a aderência - e esmalte automotivo - que é uma tinta mais resistente usada em veículos. Além disso, todos os detalhes do submarino foram feitos com pincel e rolo. Já as cores usadas na pintura do submarino foram o branco, o amarelo, cinza, preto e azul. De cara nova e com a nossa cara! 

O submarino do Manual do Mundo foi pintado com o nosso novo logo. A ideia dessa nova versão é a de atender todos os públicos. O logo do Manual do Mundo foi pintado no peito do submarino. Para isso, utilizamos uma tinta automotiva azul diluída com um pouco de thinner. Vale ressaltar que, mesmo com o visual todo repaginado, para deixar o submarino pronto, de fato, é preciso inserir algumas demarcações técnicas para manter a segurança. Como a pintura acabou apagando esses pontos tão importantes, o jeito foi fazer a mão novamente e deixar tudo conforme manda “manual”. Esse momento é nosso, Brasil. Depois de longos meses de gestação, já era hora de dar um nome para o submarino, não é mesmo? Brincadeiras à parte… a escolha foi feita com muito carinho e dedicação. 

O nome precisava seguir algumas “exigências”. Ele tinha que ser o nome de um animal que consegue nadar e mergulhar muito bem, viesse do tupi - já que os submarinos brasileiros, no geral, têm nome em tupi -, e tinha que ser um nome sonoro e gostoso de ouvir. Depois de muitas enquetes e palpites, chegamos a um animal que está ameaçado de extinção (o que vale toda a nossa atenção), e é um mamífero muito bravo, conhecido como onça-d'água, lontra-gigante ou lobo-do-rio. Sem mais suspenses, o nome do submarino do Manual do Mundo é Ariranha! O animal é característico do Pantanal e da bacia do Rio Amazonas, na América do Sul. Bem legal, né? Agora que você descobriu tudo isso, não esqueça de compartilhar com aquele seu amigo que está acompanhando a série de pertinho e está doido para descobrir como ficou o submarino pronto.