Olímpia Thermas Parque

5 de maio de 2021

Festival de Folclore será híbrido, mesclando ‘lives’ com grupos ‘ao vivo’ em seus Estados.


Um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais do país precisou se adaptar, mais uma vez, aos cuidados exigidos pela pandemia da Covid-19. Pensando nisso, a comissão organizadora do 57º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia anuncia, nesta terça-feira (4), que a edição deste ano será realizada de forma híbrida.

Dessa forma, o evento contará com apresentações ao vivo, transmitidas por lives, e exibições gravadas de músicas e danças inéditas, com a participação de grupos folclóricos e parafolclóricos convidados de diversos Estados brasileiros. Além disso, a edição terá nova data, com programação de 11 a 15 de agosto, ou seja, de quarta-feira a domingo.

Com a nova data, faltam exatamente 100 dias para a edição 2021, cujo tema será “Conexão de um Povo”, valorizando o encontro e a confraternização da cultura brasileira que o festival promove. Neste ano, o evento comemora seu Jubileu de Jasmim e homenageará o Grupo Parafolclórico Frutos do Pará, de Belém (PA), conforme anunciado na última edição. A programação completa está sendo finalizada e será divulgada em breve.

Ao todo, serão cinco dias de evento que, além das apresentações dos grupos participantes, terá ainda outras atrações digitais como oficinas de brinquedos tradicionais, novos significados no contexto da pandemia, contação de causos e simpósios de estudos, unindo entretenimento e pesquisa, mantendo assim a tradição que perpassa as dezenas de anos de existência do festival.

“Olímpia é a Capital Nacional do Folclore e temos a responsabilidade de preservar a cultura que nos elevou a esse patamar. São 57 anos de uma história ininterrupta e, pelo segundo ano consecutivo, vamos ter que nos adaptar ao momento de desafio que enfrentamos. A cultura é essencial, mas a saúde é urgente. Esperávamos já ter superado essa crise e temos a esperança de estarmos caminhando pra isso. Mas enquanto não é possível realizarmos o formato tradicional, vamos promover mais uma vez um festival digital, reunindo e confraternizando a cultura brasileira e transmitindo pro país e pro mundo”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

AddToAny