Olímpia Thermas Parque

2 de junho de 2021

Mudas de árvores são plantadas em projeto de reflorestamento da Estação Ecológica de Rio Preto

 
Em 2020, incêndios consumiram 90 hectares de mata nativa no local; 23 hectares serão recuperados pelo plantio.

Mudas de árvores foram plantadas nesta quarta-feira (2) na Estação Ecológica de São José do Rio Preto (SP).
O plantio das 50 mudas faz parte de um projeto de reflorestamento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para tentar recuperar a área, que teve 90 hectares de mata nativa consumidos pelas queimadas em 2020. Do total, 23 hectares serão recuperados.

O plantio é resultado de multas de crime ambiental que foram convertidas em serviços ambientais e também faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Mudas de árvores são plantadas na Estação Ecológica de Rio Preto
Segundo o major da Polícia Ambiental Alessandro Dalek, este também é o ano da restauração ecológica estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A ONU estabeleceu este ano como o ano da restauração ecológica, como é importante para as presentes e futuras gerações. Nesse importante fragmento que foi impactado pelas queimadas no ano passado, a gente vai conseguir proporcionar a restauração ecológica, com todos os atributos ambientais inerentes a ele.”

Ainda de acordo com o major, a Polícia Ambiental faz uma série de fiscalizações com foco na preservação da flora. Segundo Dalek, as queimadas são uma preocupação, principalmente nesta época do ano.
Além da Polícia Ambiental, vão participar do evento representantes de Unesp e secretarias do Meio Ambiente do estado e do município.

O maior incêndio registrado no noroeste paulista no ano passado destruiu 700 hectares da Floresta Estadual e 90 hectares da Estação Ecológica, que é um dos maiores pontos de concentração de mata nativa e de preservação ambiental.
Esse também foi o maior incêndio dos últimos 20 anos registrado na área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), que corresponde atualmente à estação. Segundo a Defesa Civil, serão necessários mais de dez anos para recuperar tudo o que foi queimado.

AddToAny