Olímpia Thermas Parque

18 de agosto de 2021

Olímpia entregará monumento em homenagem à irmanação com a Olympia, da Grécia.


A Estância Turística de Olímpia entrega no próximo domingo (22), um monumento em homenagem ao ato de irmanação com a Olympia Antiga, na Grécia, construiu um monumento em homenagem à essa irmanação, que será entregue em uma cerimônia simbólica, valorizando os laços culturais e fraternos entre os povos e fortalecendo os atos entre as cidades coirmãs.

Trata-se de uma escultura da Deusa Nikki, conhecida como a Deusa Vitória, cuja história consta que foi esculpida, na época de 420 A.C, por Peonios de Mende, responsável também pelos pedestais do Templo de Zeus. A obra original ocupa uma sala especial do Museu Arqueológico da Antiga Olympia.

A simbologia diz que a Deusa Nikki desce dos céus e toca seu pé esquerdo sobre a cabeça do ser humano que conquista uma vitória. Desde 2004, quando os Jogos Olímpicos foram celebrados em Atenas, sua imagem vem sendo cunhada nas medalhas de ouro, prata e bronze das Olimpíadas. O monumento contemporâneo foi instalado em uma rotatória da Avenida Benatti, no Vale do Turismo, região do município que se encontra em plena expansão e onde se concentram os grandes empreendimentos turísticos locais.

No espaço, foi construída uma praça com paisagismo e edificada uma pedra fundamental como base para a estátua, totalizando cerca de 8 metros de altura. O projeto conta ainda com uma Pira Olímpica em referência às Olimpíadas, tendo em vista que a cidade coirmã é berço dos Jogos Olímpicos.