Se você torce o nariz para a beterraba, talvez esteja na hora de rever os seus conceitos. Isso porque a beterraba proporciona inúmeros benefícios para a saúde. Entre as propriedades nutricionais, a nutricionista integrativa Flávia Cesar, de Rio Preto, destaca que o alimento é rico em vitaminas: A, C, vit. B1, B2, B6, B9 (ácido fólico), e também rico em minerais como: zinco, manganês, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, sódio. 

A beterraba também tem propriedades funcionais. “É rica em betalaína, carotenoides, compostos fenólicos e flavonoides”, diz.

Fonte de energia, mas também antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, a beterraba é um tubérculo capaz de aumentar o fluxo de sangue nos músculos, melhorando também a contração muscular. “Uma das substâncias presentes na beterraba é o nitrato, que é metabolizado no organismo e se transforma em óxido nítrico, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes”, afirma a médica. “O tubérculo na forma de suco tem entre suas principais funcionalidades a elevação dos níveis séricos de óxido nítrico, resultando em um maior fluxo de sangue, de oxigênio e de nutrientes pelo corpo todo, que faz do suco uma ótima escolha para antes da prática de atividades físicas”, afirma a nutróloga Marcella Garcez. Um estudo australiano avaliou que um único copo de suco de beterraba é capaz de reduzir a pressão arterial em poucas horas – e o nitrato é o responsável por essa ação de relaxar os vasos e fazer o sangue fluir melhor.