Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore acontece dentro da programação da Etapa Corte da feira, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro
Maior vitrine da pecuária no estado de São Paulo, a 61ª Expo Rio Preto Sicredi reúne as pontas da cadeia produtiva do setor na Etapa Corte, que acontece de 28 de setembro a 4 de outubro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. A programação inclui a renomada Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, o InterTech Agro, o Festival da Moda de Viola e dois leilões com gado de alta qualidade.
Aguardada por diversos pecuaristas, a última Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto. Esta será a única etapa paulista da competição – as outras três aconteceram em Uberlândia (MG), Vila Velha (ES) e Rio Verde (GO) . Idealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), o ranking nacional da raça conta com 11 categorias, que vão de Melhor Expositor a Melhor Matriz, e se consagrou como uma ferramenta indispensável para o mercado.
Com duração de quase um ano, o campeonato recebe os melhores exemplares de Nelore do País para participarem da exposição na feira e dos julgamentos. As provas, que são rigorosas, avaliam todo o conjunto do animal – carcaça, aprumos, caracterização racial, estrutura e beleza. “Os julgamentos nas exposições servem como um direcionamento para selecionarmos a melhor genética, e os animais premiados em pista são os mais valorizados. Buscamos o aprimoramento genético para melhorar cada dia mais nosso plantel”, explica a agropecuarista e vice-presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Nelore de São José do Rio Preto e Região, Kátia Vieira.
Entre os dias 25 e 28 de setembro, cerca de 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Só de Nelore, que representa mais de 80% do rebanho de corte do Brasil, são cerca de 500 animais. Além dele, sua variação sem chifres, Nelore Mocho, e raças como Guzerá, Tabapuã e Sindi também ocuparão os pavilhões do parque. A partir do dia 30 de setembro, serão feitas as pesagens do gado e os julgamentos seguem de 1º a 4 de outubro.
Tags:
Notícias