Com cerca de 500 animais, Expo Rio Preto Sicredi sedia Etapa Ouro Nelore


Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore acontece dentro da programação da Etapa Corte da feira, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro

Maior vitrine da pecuária no estado de São Paulo, a 61ª Expo Rio Preto Sicredi reúne as pontas da cadeia produtiva do setor na Etapa Corte, que acontece de 28 de setembro a 4 de outubro, no Recinto de Exposições “Alberto Bertelli Lucatto”. A programação inclui a renomada Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore, o InterTech Agro, o Festival da Moda de Viola e dois leilões com gado de alta qualidade.

Aguardada por diversos pecuaristas, a última Etapa Ouro de Ranqueamento Nelore será realizada pela primeira vez em São José do Rio Preto. Esta será a única etapa paulista da competição – as outras três aconteceram em Uberlândia (MG), Vila Velha (ES) e Rio Verde (GO) . Idealizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e promovido pela Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), o ranking nacional da raça conta com 11 categorias, que vão de Melhor Expositor a Melhor Matriz, e se consagrou como uma ferramenta indispensável para o mercado.

Com duração de quase um ano, o campeonato recebe os melhores exemplares de Nelore do País para participarem da exposição na feira e dos julgamentos. As provas, que são rigorosas, avaliam todo o conjunto do animal – carcaça, aprumos, caracterização racial, estrutura e beleza. “Os julgamentos nas exposições servem como um direcionamento para selecionarmos a melhor genética, e os animais premiados em pista são os mais valorizados. Buscamos o aprimoramento genético para melhorar cada dia mais nosso plantel”, explica a agropecuarista e vice-presidente do Núcleo dos Criadores de Gado Nelore de São José do Rio Preto e Região, Kátia Vieira.

Entre os dias 25 e 28 de setembro, cerca de 900 cabeças de gado devem chegar ao Recinto para participar da Etapa Corte. Só de Nelore, que representa mais de 80% do rebanho de corte do Brasil, são cerca de 500 animais. Além dele, sua variação sem chifres, Nelore Mocho, e raças como Guzerá, Tabapuã e Sindi também ocuparão os pavilhões do parque. A partir do dia 30 de setembro, serão feitas as pesagens do gado e os julgamentos seguem de 1º a 4 de outubro.

Postagem Anterior Próxima Postagem