Rio Preto ocupa 8º maior faturamento em franquias.


Nos últimos anos, a ABF vem acompanhado a movimentação do mercado de franquias brasileiro nos municípios com base na variação de operações, mas, com a maior maturidade de seu banco de dados, a entidade desenvolveu um novo tipo de estudo, agora com foco no faturamento local. Para capturar os mercados de maior porte, a entidade primeiro reuniu os dados das 30 maiores cidades por faturamento e então os ranqueou pelos maiores crescimentos nominais. O período de análise foi do primeiro semestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado.

Na primeira edição deste novo estudo, o primeiro lugar do ranking ficou com a capital de Goiás, Goiânia, com um crescimento de 25,59%, totalizando um faturamento de R$ 1,745 bilhão. Segundo dados divulgados pelo Governo de Goiás, a economia goiana foi a segunda do País que mais cresceu nos últimos 12 meses, com crescimento de 5,4%. Além disso, Goiás também teve o maior volume de produção para um primeiro semestre de toda a série histórica. Soma-se a isso, o fato de que o mercado de franquias em Goiás foi o segundo que mais cresceu, com uma variação positiva de 25%.

Seguindo o ranking temos as cidades de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), com crescimentos de 24,10% e 21,11%. Além da fortaleza de seus segmentos de Alimentação e Turismo, a ABF associa esse desempenho a reflexos das chuvas no RS, como o desvio de voos e turistas para essas cidades. Na quarta posição, temos a primeira cidade não-capital, Barueri (SP), com um crescimento de 20,85%. Esse desempenho foi alavancado pela retomada mais forte do trabalho presencial e pelo bom movimento em shoppings. Além disso, Baureri está entre os dez municípios com o maior crescimento populacional do Estado de São Paulo, segundo o último Censo do IBGE.

Na quinta e na sexta posições, temos duas cidades alavancadas pelo agronegócio: Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG), com crescimentos de 20,85% (mesma variação de Barueri, mas na quinta posição pelo critério de faturamento) e de 20,67%. Completando as Top10, temos Manaus (AM), crescimento de 19,33%, São José do Rio Preto, com 18,27%, Maceió (AL), 18,11%, e Londrina (PR), 17,80%. Confira a lista completa ao final.

Postagem Anterior Próxima Postagem