Inspirado no carnaval de rua do Rio de Janeiro e no icônico Cordão da Bola Preta, o Bloco mantém viva a essência das marchinhas, frevos e sambas
O carnaval brasileiro está passando por uma revolução, e novos polos de festa estão conquistando o público. Nesse movimento de descentralização cultural, o Distrito de Engenheiro Schmitt, pertencente a São José do Rio Preto, se destaca como um dos maiores expoentes do carnaval de rua no interior.
Com uma população de cerca de 20 mil habitantes, Schmitt recebe, anualmente, milhares de foliões para o Bloco Toca da Carlota, que há onze anos vem crescendo e se consolidando como um dos eventos mais aguardados da região.
Tradição, inclusão e alegria
Inspirado no carnaval de rua do Rio de Janeiro e no icônico Cordão da Bola Preta, o Bloco Toca da Carlota mantém viva a essência do carnaval popular, com marchinhas, frevos e sambas. O evento é inclusivo, familiar e aberto a todas as idades. “Minha paixão pelo carnaval começou tocando trompete na Banda de Ipanema. Sempre quis trazer essa energia para o interior, e conseguimos criar algo mágico aqui em Schmitt”, conta Aldo Cesar Devasio, músico e fundador do bloco.
A história do Bloco
O bloco nasceu de forma despretensiosa, em 2015, como uma feijoada entre amigos na chácara do casal fundador, Aldo Cesar e Carlota Menezes, que estão juntos há mais de 20 anos. O que começou como uma pequena confraternização logo se tornou um fenômeno cultural, reunindo, na sua décima edição, em 2024, mais de 24 mil foliões.
Tags:
Notícias