Joanópolis é um dos 70 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
A cidade possui diversos hotéis, pousadas, campings e casas de aluguel de temporada, tanto na parte montanhosa como na represa, atendendo a todos os públicos. A cidade também conta com agências turismo receptivo para ajudar os turistas a aproveitar a cidade e seus atrativos, como trilhas nas montanhas, passeios de bicicleta, passeios de barco e a cavalo. Restaurantes de comida caipira, alambiques, lojas de artesanato local e de produtos agropecuários de produção artesanal complementam a experiência.
Principais atrações naturais
- Cachoeira dos Pretos: tem altura de 154 metros e faz parte do rio Cachoeira, que é um dos rios que formam o rio Piracicaba. Destaca-se pelo seu enorme volume de água. Está situada a 18 km do centro de Joanópolis.
- Cachoeira Escondida: uma queda de 12 metros do ribeirão do Cancan, formando uma agradável piscina natural.
- Represa Jaguari: além da vista deslumbrante, a represa permite a prática de diversos esportes náuticos.
- Gigante Adormecido: corresponde a uma curiosa formação rochosa, no pé da Serra da Mantiqueira, que vista da rodovia ou da cidade vislumbra um homem deitado em cima da serra. É possível chegar ao pico, conhecido como Pedra do Cume, caminhando por trilhas.
- Pico do Selado: O ponto mais alto da cidade, a mais de 2.000 metros, avista-se a cidade de São José dos Campos, boa parte da Mantiqueira e o distrito de Monte Verde. Uma trilha permite a chegada ao cume, com a assistência de guias.
- Rampas de voo livre: próxima à cidade, no topo da Serra da Mantiqueira, bem na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Do lado paulista, a maravilhosa vista da própria serra, da cidade de Joanópolis e das represas do Sistema Cantareira. Do lado mineiro, é possível ver a cidade de Extrema. São duas rampas, uma paulista e outra mineira.
Tags:
Cidade Turística