A Estância Turística de Olímpia será novamente o centro da cultura popular brasileira a partir deste sábado (2), com a abertura da 61ª edição do Festival do Folclore (FEFOL). Sob o tema “Raízes que nos Conectam”, o evento homenageia o Estado do Maranhão e sua principal expressão cultural: o Bumba Meu Boi. Serão nove dias de programação gratuita no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”.
Neste ano, o festival reúne 60 grupos folclóricos e parafolclóricos vindos de 21 Estados das cinco regiões do Brasil. Entre eles, 17 participam pela primeira vez. Cerca de dois mil integrantes — entre dançarinos, cantadores e músicos — se apresentam em mais de 120 apresentações no palco principal. A expectativa é de mais de 180 mil visitantes ao longo dos nove dias de festa.
A abertura do evento contará com um espetáculo produzido por mais de 600 alunos da rede municipal, professores e convidados. Em seguida, 12 grupos de diferentes regiões do país se apresentam no palco principal, incluindo o Boi de Morros e o Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, ambos do estado homenageado.
O Bumba Meu Boi, patrimônio cultural imaterial da humanidade, mistura teatro, dança e religiosidade popular.
Tags:
Notícias