Os queijos artesanais de Olímpia e região ganharam reconhecimento nesta quinta-feira (30) com o lançamento das Rotas do Queijo de São Paulo (www.rotasdoqueijo.sp.gov.br). O projeto reúne 102 queijarias paulistas, classificadas em oito rotas temáticas, entre elas a Noroeste Paulista, que inclui produtores de Fernandópolis, Marinópolis, Urupês, Nova Castilho, Alto Alegre, Olímpia e Catanduva.
A iniciativa é da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e busca fortalecer o turismo rural e gastronômico, conectando produtores, visitantes e experiências no campo.
Produção artesanal e turismo rural no Noroeste Paulista
A Capital Nacional do Folclore também tem seu representante. A Queijaria Artesanal Estância, é o exemplo perfeito da força das pequenas propriedades familiares no Noroeste Paulista. Há oito anos produzindo leite e, mais recentemente, queijos artesanais, o empreendimento alia tradição, sustentabilidade e hospitalidade.
Com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), a queijaria oferece uma linha variada de produtos, como queijo fresco, coalho, meia cura, curado, requeijão, doce de leite e iogurtes, elaborados com leite da própria fazenda. O espaço conta com loja, degustações e experiências guiadas, e está em constante ampliação para receber turistas interessados em vivenciar o turismo rural e a cultura queijeira da região de Olímpia.
Em Fernandópolis, a Queijaria Jeito de Mato é um dos destaques da rota. O local oferece degustações, experiências gastronômicas e harmonizações, com produtos como queijo paulista fresco, requeijão caipira, manteiga de garrafa, queijos maturados, mofo branco e mozzarella.
A Queijos de Búfala Marília, em Marinópolis, atua há mais de 30 anos e é referência na produção artesanal com leite 100% de búfala, elaborando muçarela, ricota e queijo fresco.
Em Urupês, a Elied Queijaria, fundada por Eder e Eliete Duarte, coleciona medalhas nacionais e produz queijos premiados como o Bambu e o Nevoeiro, além de iogurtes e coalhadas.
A Estância Rio Branco, em Nova Castilho, combina produção e hospitalidade no Josephina Empório, com queijos meia cura, frescos, defumados e requeijão feitos com leite da própria fazenda.
Em Alto Alegre, a Queijaria Xavier oferece muçarela, parmesão e provolone, além de visitas e degustações. Já em Catanduva, o Sítio da Figueira produz queijos e óleos essenciais, com destaque para o parmesão, frescal e coalhada seca.
Gastronomia e turismo impulsionam o interior
Segundo o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, os queijos paulistas vêm conquistando o mundo. “São Paulo cresce no turismo e é referência quando o assunto é gastronomia e turismo rural. Os nossos queijos estão entre os melhores do mundo, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo”, afirmou.
O estado de São Paulo é hoje um dos maiores polos de produção artesanal de queijos do Brasil, com reconhecimento internacional. Na 7ª edição do Mondial du Fromage, na França, o estado conquistou quatro medalhas de ouro — três para queijos e uma para iogurte.
A produção queijeira impulsiona uma ampla cadeia ligada ao turismo rural, que cresce cerca de 30% ao ano, segundo o Sebrae. A gastronomia já é o terceiro maior motivador de viagens no mundo, atrás apenas da natureza e da cultura, conforme a Organização Mundial do Turismo (OMT).
Fonte: Diário de Olímpia
Tags:
Notícias

