Com pouco menos de um mês para o feriado de Carnaval, as escolas de samba de Olímpia intensificam os ensaios de bateria e dança e entram na reta final de preparação para o Olímpia Folia 2026. As agremiações locais se mobilizam ao longo de janeiro para um dos principais eventos festivos do interior paulista, que deve atrair milhares de visitantes à cidade.
O Olímpia Folia integra oficialmente o calendário de eventos do município e será realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro.
A programação inclui shows nacionais de Latino, Dudu Nobre, Mari Fernandez e Luan Pereira, além do tradicional desfile das escolas de samba, marcado para os dias 15 e 17 de fevereiro, na Praça da Matriz. A expectativa é de que cerca de 102 mil turistas passem por Olímpia durante o período carnavalesco.
Ensaios abertos mobilizam ritmistas e comunidade
As agremiações locais já reúnem ritmistas, passistas e integrantes em ensaios abertos ao público, reforçando o envolvimento da comunidade com o Carnaval. Uma das primeiras a iniciar oficialmente os trabalhos é a Associação Cultural Samba Sem Compromisso, que completa 50 anos de história neste domingo, dia 18, com comemoração marcada para as 18h, no Clube de Campo. Os ensaios da escola estão programados para acontecer aos domingos no mesmo local.
A Escola Acadêmicos do Samba também deu início aos ensaios oficiais. As atividades ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na Rua Rubens Pereira, nº 20, no bairro CDHU 2.
Já os grupos Unidos da Cohab e Afoxé Dindazúge ainda irão definir datas, horários e locais de ensaio. As informações devem ser divulgadas nos próximos dias pelos canais oficiais das próprias agremiações.
Programação oficial e realização
O Olímpia Folia 2026 é realizado pela Prefeitura de Olímpia, por meio das Secretarias de Turismo e de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio do Thermas dos Laranjais. A estrutura do evento inclui programação gratuita, reforço na segurança e ações de apoio ao turismo local.
Tags:
Notícias


