Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, tendo uma paisagem interiorana com ar bucólico e encantos naturais, tais quais cachoeiras, solo fértil e o clima, sendo considerada uma estância climática, é um famoso destino pelo turismo rural, ecoturismo sustentável e enoturismo, devido à sua produção de vinhos, queijos, cervejas e azeites, pelo qual ganhou o título de "Toscana brasileira". O turismo cultural, gastronômico e histórico também são procurados graças ao fato de o município preservar sua arquitetura e cultura (quilombola e caipira) em museus, igrejas e bairros, marcados pelos costumes rurais do século XX, além de sua culinária típica do interior paulista.
O Complexo da Pedra do Baú é o ponto mais conhecido e visitado de São Bento do Sapucaí, sendo um dos principais cartões-postais de toda a Serra da Mantiqueira. O local atrai visitantes interessados em turismo de aventura, montanhismo e esportes radicais.
São Bento do Sapucaí é o destino mais acolhedor do Brasil, de acordo com o Traveller Review Awards 2024, além de ser a terceira cidade mais sustentável do país.
São Bento do Sapucaí é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Tags:
Cidade Turística
























