São Sebastião - SP


São Sebastião é um município do estado de São Paulo, localizado na Região Geográfica Imediata de Caraguatatuba-Ubatuba-São Sebastião. De acordo com o Censo 2022, sua população é de 81 595 habitantes, com uma densidade demográfica de 202,77 hab./km².[6] A área total do município é de 402,395 km². O município é formado pela sede e pelos distritos de Maresias e São Francisco da Praia.

O município–arquipélago de Ilhabela está localizado na costa leste da cidade; a maior ilha do arquipélago também é chamada de São Sebastião. Entre a cidade e a ilha, há o canal de São Sebastião com 30 quilômetros de extensão, e largura variável (sendo 2 km a travessia mais curta). Há um terminal de petróleo no canal, de propriedade da Transpetro, subsidiária da Petrobrás.

A cidade é famosa por suas praias, o que a torna um destino turístico popular, especialmente para pessoas do estado de São Paulo. Apesar disso, foi considerada o terceiro destino mais subestimado do mundo, de acordo com a lista da Time Out (2024); a publicação destacou suas praias "perfeitas" (que não aparecem em listas das mais bonitas do país), seu litoral "encantador", o Centro Histórico colonial, gastronomia e suas cachoeiras. Perto da divisa com Bertioga, há uma pequena aldeia Guarani administrada pela FUNAI.

São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.




















Postagem Anterior Próxima Postagem

Publicidade